domingo, 18 de junho de 2017

PROVISÓRIOS & DEFINITIVOS (& KENTUCKY USA)

Kentucky: aos doze anos, quando em 1984 jogávamos o Campeonato Europeu de Futebol em França com “Os Patrícios”, eu experimentava-os nas traseiras do pavilhão desportivo da Escola Preparatória D. António da Costa.


Provisórios: aos catorze anos, em 1986, enquanto “Os Infantes” faziam greve no Campeonato Mundial de Futebol no México, eu fumava-os nas traseiras do pavilhão desportivo da Escola Técnica Emídio Navarro. 


Definitivos: aos dezasseis anos, em 1988, chorávamos o Campeonato Europeu de Futebol na Alemanha Federal com “Os Ausentes” e eu esfumaçava-os no muro da frente do campo de jogos da Escola Secundária Anselmo de Andrade.

Sempre à minha frente, os outros, os mais populares do ciclo, gozavam-me muito porque eu fumava tabaco de velho.

Em 2002, enquanto “Os Tugas” iam às putas no Campeonato Mundial de Futebol no Japão e na Coreia do Sul, dois dos meus alunos de nove anos fumavam escondidos nas traseiras do campo de jogos da escola básica da Quinta da Courela. 

Em 2006, enquanto jogávamos o Campeonato Europeu de Futebol com “Os Conquistadores” numa Alemanha sem muros, via os dois extremos da minha equipa, a Juventude do Feijó, cada um com 30 anos, fumando uma cigarrada durante o intervalo de um jogo, escondidos nas traseiras do balneário do pelado Silva Nunes do Clube Desportivo Cova da Piedade. 

Em 2016, enquanto “Os Aurélios” venciam o Campeonato Europeu de Futebol em França, eu mantinha uns provisórios cigarros de enrolar no bolso direito da camisa e dois definitivos cancros às costas, um em cada pulmão.

E uma miragem… a planeada viagem ao Kentucky.

Pedro deCampos (27.11.2016) in "ApontaMentes"


Sem comentários:

Enviar um comentário